A Pós-graduação em Jornalismo Esportivo atende às necessidades de mercado de trabalho no contexto do cenário brasileiro de esportes. Historicamente, o Brasil sedia grandes eventos esportivos e traz diversos benefícios econômicos aos países sedes.
Áreas como comércio e serviços, ganham com a chegada de turistas e público interno que consomem produtos dos mais variados tipos, como: vestuário, produtos colecionáveis (brindes e lembranças), hotéis, transportes, mídia, dentre outros. Além dos benefícios econômicos, governos e empresas privadas investem em infraestrutura de transporte, mobilidade urbana, aeroportuária e de telecomunicações buscando atender tanto exigências internacionais, quanto novos e habituais consumidores.
Estamos nos referindo a capacitar profissionais para o exercício da função jornalística ou de elaboração da síntese noticiosa sobre esporte. Trata-se, por fim, de compreender o jornalismo esportivo como um elemento transicional que dialoga com as diversas áreas da comunicação.