O curso de Segurança no Trânsito qualifica o estudante que já é vinculado ao serviço de segurança pública a atuar na gestão do trânsito urbano e rodoviário, bem como nas atividades estatais ligadas à segurança de motoristas, pedestres e demais usuários das vias.
Já reparou que em alguns lugares o trânsito flui bem? Motoristas, pedestres e veículos de todos os tipos e portes se deslocam normalmente, ao passo que em outros parece haver um boletim de ocorrência por minuto decorrente de discussões, brigas e acidentes nas vias da cidade?
Com certeza há muitos fatores e variáveis envolvidos, mas podemos acreditar que no cenário positivo o tecnólogo em Segurança no Trânsito trabalha no planejamento, análise, fiscalização e execução dos serviços definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito.
São agentes públicos com visão sistêmica e profundo conhecimento das atribuições dos órgãos de trânsito na esfera federal, distrital, estadual e municipal. Podem partir de sua iniciativa ações de conscientização, educação e prevenção a acidentes no trânsito com o objetivo de preservar a vida.